INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS


Queremos dimensionar um encanamento (ramal) que alimenta um banheiro, com as seguintes peças: vaso sanitário com válvula de descarga, um lavatório, um bidê, uma banheira e um chuveiro.

 


D = 32mm
D = 50mm
D = 15mm
D = 20mm
D = 25mm

Qual é a capacidade de uma calha de seção quadrada de lado de 20 cm e declividade de 1%. Adotar n = 0,011.


Q = 7,89 l/s
Q = 25,48 l/s
Q = 59,80 l/s
Q = 4,89 l/s
Q = 1,48 l/s

Com relação aos condutores verticais de água pluvial é correto afirmar :

I - Os condutores verticais recebem as águas coletadas pelas calhas e as direcionam para parte inferior das edificações. Devem ser projetados, sempre que possível, em uma só prumada e podem ser instalados interna ou externamente ao edifício. 

II - Quando houver necessidade de desvio, devem ser usadas curvas de 90° de raio longo ou curvas de 45° e previstas peças de inspeção. 

III - Quando de seção circular, devem ter diâmetro mínimo de 100 mm


Somente a alternativa I está correta
Somente as alternativa I e II estão corretas
Somente a alternativa II está correta
Somente as alternativa I e III estão corretas
Somente a alternativa III está correta

A norma de esgoto traz algumas recomendações para suas instalações:

    I.   Quando for adotada caixa sifonada ou sifão para receber despejos de lavatórios, banheiras, bidês, ralos e tanques, os respectivos ramais de descarga devem ser ligados conjuntamente ou por meio de caixa de passagem à caixa sifonada ou ao sifão.

   II.   Nas situações em que os conjuntos de lavatórios ou mictórios instalados em bateria nos sanitários coletivos, o ramal de esgoto que reúne os ramais de descarga de cada aparelho seja facilmente inspecionável.

 III.   Em instalações que venham a utilizar caixas retentoras de gordura, os ramais de descarga de pias de cozinha devem ser ligados diretamente às mesmas caixas ou a tubos de queda que nelas descarreguem.

Qual das alternativas mostra as corretas:


Apenas II
Apenas III
Apenas I.
Todas as afirmações
II e III

Qual é o valor do menor diâmetro que pode ser utilizado em uma instalação de água pluvial para condutores verticais.


50mm
200mm
150mm
100mm
75mm

As figuras a seguir representam sistema de distribuição de água quente simples sem retorno.

    Figura A – Sistema ascendente sem retorno                                                                     

       

          Figura B – Sistema descendente sem retorno

           


 

Distribuição simples (sem retorno) pode ser ascendente ou descendente. Porém, este sistema apresenta como inconveniente o fato de:

 


Ter muita água quente no registro da unidade que se quer abastecer, o que resulta em sobre pressão sobre o registro, no entanto economiza-se em canalização.
Ter muita água quente no registro da unidade que se quer abastecer, o que resulta em desperdício de água quente, no entanto não se tem economia em canalização.
Ter de esperar um momento até ter água quente no registro da unidade que se quer abastecer, o que resulta em desperdício de água, no entanto economiza-se em canalização.
Ter muita água quente no registro da unidade que se quer abastecer, o que resulta em desperdício de calor, no entanto economiza-se em canalização.
Ter muita água quente no registro da unidade que se quer abastecer, o que resulta em desperdício de calor e sobre pressão na tubulação, no entanto economiza-se em canalização

Calcular a perda de carga correspondente à vazão de 1,0 l/s em 22 m de canalização de PVC soldável de diâmetro interno igual a 25mm mais três joelhos de 90°. No caso dessa canalização utilizar a fórmula de Fair Whipple Hsaio para Cobre que é a mesma utilizada para PVC. O comprimento equivalente para o cotovelo de 25mm é igual a 1,20m.  


Perda de Carga Total = 1,20m
Perda de Carga Total = 7,19m
Perda de Carga Total = 5,035m
Perda de Carga Total = 0,1968m
Perda de Carga Total = 4,2m

A determinação experimental dos coeficientes e das perdas de carga localizadas é feita mediante medidas de pressão e declividades das linhas piezométricas, em trechos de escoamento estabelecido e de vazão. Calcule a perda de carga e o coeficiente de perda de carga para o alargamento gradual mostrado na figura a seguir, em relação à velocidade no tubo de 75 mm de diâmetro, a partir dos dados da figura.


∆h = 0,40 m e K = 0,044
∆h = 0,40 m e K = 0,054
∆h = 0,04 m e K = 0,034
∆h = 0,14 m e K = 0,044
∆h = 0,80 m e K = 0,054

A água fria escoa com a vazão de 1 L/s no interior de uma canalização de diâmetro interno igual a 25 mm e comprimento (L = 15 m). Calcular a perda de carga que ocorrerá ao longo deste comprimento, respectivamente, no caso dessa canalização ser de aço carbono galvanizado. 


Perda de Carga Total = 4,77m 
Perda de Carga Total = 1,77m 
Perda de Carga Total = 1,37m 
Perda de Carga Total = 2,27m 
Perda de Carga Total = 3,47m 

Calcular a perda de carga correspondente à vazão de 1,5 l/s em 15 m de canalização de diâmetro igual a 25mm. No caso, essa canalização é de Cobre. (Utilizar a fórmula de Fair Whipple Hsaio) 

   


Perda de Carga = 0,40m


Perda de Carga = 1,12m


Perda de Carga = 3,12m


Perda de Carga = 6,00m


Perda de Carga = 15,00m

Páginas: 123456